Top

Lei anti-gay da Rússia causa revolta até na Inglaterra.

É difícil acreditar que em pleno ano de 2013 o Livre Arbítrio e o Direito a Liberdade de Expressão possam ser negados ao povo como aconteceu na Rússia. Além da lei que proíbe a adoção por casais do mesmo sexo já existente no país, a novidade que está causando polêmica e desgosto pelo mundo afora é a lei anti-gay aprovada pelo governo de Vladimir Putin.

A lei proíbe a propaganda a relações sexuais “não-tradicionais”, onde qualquer ato que expresse orientação gay será punido com multa e até mesmo prisão. Em 2014 a Rússia será sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. Depois da aprovação da lei anti-gay ser extremamente criticada por outras nações, cogitam um boicote aos jogos de inverno. Ativistas enviaram cartas ao Comitê Olímpico Internacional pedindo que retirem os Jogos de Inverno da Rússia.

O pedido foi negado pelo primeiro-ministro David Cameron que deu a seguinte resposta: “Acredito que podemos desafiar melhor o preconceito estando presentes, em vez de boicotar”. No sábado, centenas de manifestantes saíram as ruas de Londres para protestar pedindo ao governo que pressionasse a Rússia para retirar a nova lei anti-gay. Barake Obama, presidente dos Estados Unidos da América deu a declaração: “Algo que espero muito é que alguns atletas homossexuais possam conquistar medalhas, que é algo que faria muito efeito em rebater as atitudes que estamos vendo”.

Já Jacques Rogge, o presidente da COI de Moscol pediu explicações a Rússia sobre a lei anti-gay e disse ainda: “o esporte é um direito humano e deve estar disponível independente de raça, sexo ou orientação sexual”. E você? O que acha da novo lei Russa anti-gay?