Top

Conexão Remota: Um dia salvará sua vida.

Primeiro de tudo, o que é Conexão Remota?

Conexão Remota é uma maneira de você visualizar ou controlar outros computadores que estejam conectados numa rede local ou na internet, assumindo o controle do mouse e teclado.

Por exemplo: Na sua empresa seu computador fica ligado o dia inteiro e você quer acessar ele de casa para fazer uma hora extra da sua casa, então eles te fornecem um endereço, usuário e senha VPN(Rede Virtual Privada) e você se conecta ao teu computador. E utiliza ele como se estivesse lá no seu trabalho, dependendo da infraestrutura disponível, claro.

Ok ok… vou ser bem menos técnica agora: Você esta na sua faculdade e esqueceu seu trabalho no PC da sua casa que esta ligado e na internet. Que droga, e agora? Você vai até o laboratório, entra em um computador com internet, acessa um programa de Conexão Remota e meche em seu computador como se estivesse nele. Assim você copia os arquivos que precisa ou manda por email pra si mesma por ele, editar algo se necessário usando os seus programas e depois fechar a conexão e pronto. Quando chegar em casa seu computador estará do jeito que você deixou quando o acessou da faculdade.

Mágico não é? Isso antes era algo bem complexo pra maioria das pessoas entenderem e utilizarem, hoje é muito, muito simples. O MSN Messenger mesmo tem esse recurso, se chama Assistência Remota onde você pode dar acesso ao seu computador pra um amigo da sua lista (pra visualizar ou interagir).

O Windows também tem, e se chama Conexão de Área de Trabalho Remota. Que neste caso precisa ser configurado uma VPN, caso acesse pela internet, ou apenas os IP’s (O “RG” do seu computador na internet) da maquina que quer acessar e que se encontra na rede onde esta conectada.

Claro, existem soluções mais fortes para trabalhar com isso, por exemplo, o VNC que possui vários recursos e regras pra garantir a segurança dentro de uma rede empresarial. Muitas empresas trabalham com isso para baixar os custos de equipamentos, dar liberdade pros funcionários de trabalharem como onde quiser, facilita o suporte técnico a usuários já que não precisa se deslocar até lá, etc.

Mas como o foco da coluna é usuários domésticos, irei apresentar um programa muito simples para criar uma conexão remota, o nome dele é Team Viewer.

O Team Viewer é gratuito para uso doméstico, não pesa em nada no seu computador e é em português brasileiro. Ele roda em computadores com Linux, Windows e Mac. Inclusive, também roda em celulares Android e IPhone, pasmem! Mas o melhor, é que ele é super simples de mexer. Só digitar o ID e senha do computador que você quer se conectar no programa e pronto, em segundos você já estará conectado.

Para Download, recomendo estas 3 versões do programa:

  • All-In-One: TeamViewer versão completa – A versão completa do TeamViewer pode estabelecer e aceitar conexões – assim dispõe-se de uma solução prática em todos os casos.
  • TeamViewer QuickSupport – O TeamViewer QuickSupport é um módulo de cliente muito compacto, que não precisa ser instalado e que não precisa de direitos administrativos no computador remoto – ideal para o suporte instantâneo
  • TeamViewer Portable – O TeamViewer Portable pode ser executado diretamente a partir de um pen drive via USB ou de um CD – a solução perfeita em casos de viagem.

O download delas, inclusive as de celular, pode ser feito aqui:

http://www.teamviewer.com/pt/download/index.aspx

Aqui esta um guia ensinando a utilizar o Team Viewer no computador e no celular: http://www.tecmundo.com.br/internet/4038-como-acessar-outro-computador-remotamente-com-o-teamviewer.htm

No próximo artigo, ensinarei uma coisa bem simples que muita gente ainda não entende direito ou tem insegurança: Descarregar o cartão da maquina digital no computador e gravar em um CD.

Até a próxima.

Oi, sou Lobs ^^ ? Pessoa não-binaria, escorpião, programador, sysadmin, feminista negra e interseccional, curto um café bom e tudo fora da norma.