Top

CASAMENTO CIVIL IGUALITÁRIO

De 2001 para cá, o movimento pelos direitos LGBT conquistou diversas vitórias no mundo inteiro. Mesmo com todos os contratempos e todo o preconceito que a comunidade gay sofre no Brasil e no mundo, a maior luta do grupo, a busca pelo casamento civil igualitário, vem dando frutos. Em abril daquele ano, a Holanda tornou-se o primeiro país do planeta a oficializar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, abrindo um precedente internacional e puxando a fila para muitas outras aprovações ao redor do globo.

Depois foi a vez da Bélgica (2003), Espanha e Canadá (2005), África do Sul (2006), Noruega e Suécia (2009), Portugal, México, Islândia e Argentina (2010). Nos Estados Unidos, sete estados da federação já aprovaram o casamento civil de pessoas do mesmo sexo, mesmo com muita pressão da ala conservadora. Mas no Brasil, mesmo com o parecer favorável de diversos juízes do país, o legislativo até hoje não regulamentou a união civil para a comunidade LGBT. Agora, em uma campanha capitaneada pelo Deputado Federal e homenageado no Prêmio Trip Transformadores, em 2011, Jean Wyllys, a luta por esse direito vai ganhar cada vez mais poder de fogo.

Caetano Veloso, Arlete Sales, Cauã Reumond, Sergio Loroza, Mônica Martelli, Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Ivan Lins, Chico Buarque e muitas outras personalidades brasileiras já manifestaram seu apoio incondicional à campanha do Casamento Civil Igualitário, que será lançada oficialmente no Rio de Janeiro no dia 12 de abril, convocando a sociedade civil para entrar no debate e dar seu apoio a esse direito e fazer história no nosso país.

Logo abaixo você vê o primeiros teaser da campanha Casamento Civil Igualitário: os mesmos direitos com os mesmos nomes, com Ivan Lins e Zélia Duncan

Fonte: Revista TRIP