Top

Apresentando…

Tecnologia, Informática, TI, Nerd e Geek são palavras que já fazem muita gente levantar a sobrancelha e abrir um sorriso torto. Imagine então quando algumas pessoas escutam numa loja de fotografia “A resolução da imagem ta muito baixa, vai estourar os pixels”? Ficam olhando o atendente com cara de paisagem e já avisam “Desculpa, eu não entendi nada do que você falou.”.

Não é vergonha pra ninguém não saber que Resolução de imagem é o nível de detalhes que ela possui e é representado pela quantidade de pixels, e que pixel é o conjunto de 3 pontos(verde, vermelho e azul) que formam as milhões de cores que vemos em uma imagem. Minha explicação não ajudou em nada certo? E se eu falar que se você tirar uma foto configurada com 3 MegaPixels sua foto 10x15cm ficara com a qualidade excelente, não facilita? Isso que aprendi trabalhando 2 anos em um balcão de serviço e dando aulas voluntariamente por 1 ano.

Desde tirar uma 2ª via de conta no Site da Companhia de Energia até Editar um documento de TCC no Word… Coisinhas simples como passar uma musica para o celular até digitar um currículo, eram uma tremenda dificuldade pra algumas pessoas. E todo serviço feito, sempre acompanhava um sorriso de obrigado, alivio e uma história triste de que meu filho não tem paciência de me ensinar, o garoto da Lan House não entendeu o que eu pedi ou ninguém me disse que precisaria de um cabo ou que encaixava no computador desse jeito.

Então o objetivo desta coluna é mostrar que tem coisas que são muito simples de fazer quando explicadas de maneira correta. Eu tinha uma enorme dificuldade em saber mexer na maquina de lavar. Não, você não leu errado, eu realmente não me entendia com medidas de sabão em pó, amaciante, quantidade de água e classificação de cores e tecidos pra não estragar. É algo muito simples pra muita gente, mas eu não sabia… Mas se quiser eu monto seu home theater e configuro sua TV HD em segundos. O que faltou pra mim? Procurar aprender e encontrar alguém que tenha paciência pra ensinar sem me fazer sentir como se eu fosse uma total ignorante.

E foi assim que eu trabalhei e ensinei varias clientes a se virarem sem depender de ninguém, achar graça de não ter procurado saber antes e poder dizer ao atendente da loja de fotografia que então ele pode diminuir o tamanho da imagem ou então para imprimir assim mesmo que não ira dar uma diferença tão grande na hora de imprimir. Porque as vezes, nem ele sabe se realmente esta muito ruim. As vezes o programa que ele carrega as imagens diz isso e ele só repete.

Enfim, o objetivo dessa coluna é apresentar e ensinar a usar as novas tecnologias e serviços digitais internet a fora. Vocês verão dicas de fotografia digital, celulares, computadores e notebooks, tablets e aplicativos em geral. Até mesmo serviços disponibilizados por sites que tem curiosidade de usar, mas tem receio por não saber como funciona. E serão muito bem vindos emails com sugestões de temas e duvidas em geral.
Meu nome é Camilla Gomes, tenho 22 anos, estudante de Sistemas de informação e me apresento como Lobinha e estarei à disposição.

Até mais.

Oi, sou Lobs ^^ ? Pessoa não-binaria, escorpião, programador, sysadmin, feminista negra e interseccional, curto um café bom e tudo fora da norma.